Meu Ensaio sobre Congadas

Congada


As Congadas são manifestações folclórico-religiosas de origens mistas, e destacando as influências afro-brasileiras, hoje incorporadas pela igreja católica em algumas regiões do Brasil.

Congada


Na celebração de festas aos santos, onde a aclamação é animada através de danças, com muito batuque de zabumba, há uma hierarquia, onde se destaca o rei, a rainha, os generais, capitães, etc. São divididos em turmas de números variáveis, chamados ternos. Os tipos de ternos variam de acordo com sua função ritual na festa e no cortejo: Moçambiques, Catupés, Marujos, Congos, Vilões e outros.

Congada


As festas de congo acontecem também com frequência nos Estados de Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais e em algumas cidades de São Paulo.

Pude acompanhar alguns cortejos em São Paulo mesmo, na festa "Revelendo São Paulo". São momentos de beleza e força de ritmos, como também de enorme cultura que tem passado de gerações e gerações de "congadeiros".

Congada


Tenho, aos poucos, montado um pequeno ensaio fotográfico das Congadas. Não está acabado. Pretendo aos poucos inserir mais e mais fotos. Algumas delas vocês já conferiram ao longo deste texto e as demais, podem ser vistas clicando AQUI. Espero que gostem!!

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns meu querido, este espaço ficou a sua "cara" lindo kkk.
Beijo e muito sucesso sempre.